Oficinas de culinária na escola

Modismo ou estratégia de ensino?

Embora não haja estatísticas, é visível o crescimento das oficinas culinárias no país, em parte, impulsionado pelo glamour que a culinária e a gastronomia conquistaram nos últimos anos. Basta uma pesquisa rápida na internet para que se possa observar o número considerável de escolas que já as utilizam como parte das atividades de ensino.

As oficinas de culinária não são exatamente uma novidade. Não há limite de idade para a oferta de oficinas de culinária: podem ser utilizadas por crianças a partir dos 2 anos. Podem também servir como recurso de inclusão de pessoas com necessidades especiais. Nas escolas, as oficinas podem ter início na Educação Infantil de uma forma bastante lúdica, como, por exemplo, ensinando o nome dos alimentos, valor nutricional, as cores, as formas e texturas, entre outros, e ir progressivamente incluindo atividades que se relacionem ao programa pedagógico desenvolvido em diferentes disciplinas. Em Matemática podem ser trabalhadas as unidades de medidas e as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão, utilizando os ingredientes da receita. Em História e Geografia é possível abordar os aspectos históricos, o local geográfico de origem do alimento, entre outras menções. Em Ciências, as diferentes formas de cocção e preparo e as transformações decorrentes, além do cuidado e conservação dos alimentos, são assuntos pertinentes a essa interdisciplinaridade. Aos cursos de idiomas, possibilita-se agregar vocabulário de maneira bastante interativa. E, ainda, sustentabilidade e meio ambiente podem fazer parte das atividades, em todas as idades.

Com os adolescentes, as oficinas conseguem interrelacionar a cozinha às várias profissões, direta ou indiretamente atreladas ao segmento de alimentação, mostrando opções de trabalho, além de promoverem educação nutricional, de grande importância para esse grupo.

Pode-se dizer que as oficinas nas escolas são uma estratégia de ensino eficiente quando se sustentam em um programa pré-determinado, com objetivos estabelecidos, com continuidade e avaliação.

Mônica Glória Neumann Spinelli - Nutricionista

Fonte: Sistema Mackenzie em Revitsa (N: 5 Novembro, 2015)