Educação Escolar Cristã de Excelência Acadêmica:

a dimensão do verdadeiro conhecimento – saber ser, fazer, conviver e conhecer para viver com sabedoria.

A escola de excelência, capaz de promover uma formação compatível com a complexidade da civilização contemporânea, precisa estar cada vez mais preocupada com o aprimoramento do ensino dos conteúdos da matriz curricular. Porém, ainda que essa missão seja importante, é necessário ir além do conhecimento científico. Este é decisivo, mas não suficiente para que crianças e jovens estejam verdadeiramente preparados para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e se inserir em ambientes de interação social nem sempre favoráveis.

Os alunos de hoje têm uma rotina “hiperinterativa” na internet e nas redes sociais, possuem acesso direto a conteúdos sem filtro, são expostos a um bombardeio diário de informações e estão submetidos a um embate cotidiano de conceitos contraditórios. Portanto, necessitam, na mesma medida, de saber ser, fazer, conviver e ter referências amplas para crescer e viver com sabedoria.

Todos estes elementos são essenciais para a qualidade do ensino em sua mais moderna concepção, tanto do ponto de vista da formação individual, como sob a perspectiva do aperfeiçoamento da sociedade e do desenvolvimento do país. A escola tem papel muito significativo nesse processo, constituindo-se no espaço fundamental para a transformação do mundo ao disseminar valores como a solidariedade, o amor ao próximo, o respeito aos mais velhos e às outras crianças, a pluralidade sociocultural, o repúdio ao preconceito e o desenvolvimento de uma consciência universal. Além disso, a instituição escolar deve estar alinhada a valores sociais, econômicos e ambientais de sustentabilidade. Educamos para a vida, não apenas para uma carreira profissional.

Os valores descritos acima se fundamentam em princípios cristãos e são essenciais para um ensino de qualidade. Por isso, a educação cristã possibilita o incentivo ao pensamento responsável e a inserção de crianças e jovens nos espaços sociais, incitando, assim sua capacidade de perceber os cenários, conviver e influenciar a realidade. Se todos esses estímulos nortearem-se por princípios de fraternidade e ética, será possível construir uma sociedade mais harmoniosa e funcional.

Fica clara, portanto, a missão da escola: fazer com que os alunos cresçam e vivam com sabedoria, tornando-se, assim, profissionais capacitados e cidadãos investidos de caráter humanitário. Eis a grande contribuição do ensino para que o mundo seja melhor. É para isso que nos esforçamos.

Por: Prof. José Paulo Fernandes Júnior

Fonnte: Sistema Mackenzie em Revista (N: 2 Agosto, 2015)